COMO FUNCIONA UM LEILÃO DE MOTOS – VANTAGENS E DESVANTAGENS

Algumas pessoas andam comprando motos de leilão destinadas a desmanche e colocando de volta para circular. Cuidado com isso. A Polícia Federal já está sabendo e esta é uma coisa que dá cadeia.

E, para falar a verdade, não há necessidade disso. As motos de leilão sempre saem por pelo menos uns 30 {1ac4e6c6dd1847af53ee92141a080a57b6a7ecda736a33f33bc08e3f8bee8003} abaixo do preço de mercado e você pode faturar sem precisar ir contra a lei. E já houve casos comprovados de uma moto de leilão sair por menos de 70{1ac4e6c6dd1847af53ee92141a080a57b6a7ecda736a33f33bc08e3f8bee8003} do valor de mercado.

Então é uma boa oportunidade para você comprar a moto que você sonhava por um preço bem mais em conta. Ou você pode comprar também para negociar, aí depende de sua intenção.

LEILÃO É UMA BOA?

As motos que são levadas a leilão são motos que estavam rodando normalmente. A grande maioria delas foi apreendida por rodar sem documento. Geralmente estão em bom estado e algumas estão até novas mesmo.

Então, se você souber comprar, sim, leilão é uma boa.

As que não são presas por falta de documento, muitas vezes são presas por acúmulo de multas.

Neste caso o órgão responsável vai leiloar, descontar as multas, colocar em dia a situação da documentação e deixar a moto apta a voltar a circular.

Quando a moto vai ser leiloada o proprietário é avisado por correspondência e tem um prazo para retirá-la, mas se por alguma razão ele deixar de cumprir este prazo e não retirar a moto ela vai a leilão.

Por lei os veículos apreendidos não podem ficar no pátio por mais de 90 dias, então eles são levados a leilão.

O leilão pode ser feito pela Polícia Rodoviária Federal, pela Receita Federal e pelo DETRAN. São órgãos oficiais e têm mais credibilidade. E tem leilão todo mês, até todo dia.

Aqui neste site temos o compromisso de publicar um leilão por dia e até hoje temos conseguido.

COMO EU FAÇO PARA PARTICIPAR?

Antes de qualquer coisa é preciso que você seja maior de idade e apresente CPF, RG e um comprovante de residência. Este pode ser uma conta de luz ou de água em seu nome, por exemplo.

Geralmente o leilão é realizado por um leiloeiro designado pelo órgão que está levando as motos a leilão.

Neste site só trabalhamos com os leilões da Receita Federal, da Polícia Rodoviária Federal ou dos DETRAN de cada estado. Clique sobre o nome do órgão para visitar sua página na internet.

Para os DETRAN, basta digitra detran seguido do nome do estado (basta a sigla). Veja no final deste post uma relação com todos os DETRAN do Brasil.

O leiloeiro publica o Edital e publica as fotos, marca, modelo, ano de fabricação, preço e outros detalhes no site dele.

Se o leilão for presencial, claro, os lances só podem ser feitos ao vivo na data, hora e local marcados pelo leiloeiro.

Se for online, você faz um cadastramento no site do leiloeiro e recebe uma senha para poder participar.

Neste caso você pode dar os lances pela internet mesmo. A modalidade online está se tornando cada dia mais comum. Isso facilita muito para quem gosta de participar em busca de bons negócios.

Uma coisa muito importante que você não pode deixar de fazer é a visita ao pátio. Lá você poderá olhar a moto pessoalmente e assim detectar algum problema que só ao vivo se pode detectar como amassado, arranhão, vazamento e outros.

É QUESTÃO DE ESTUDAR O ASSUNTO

Isso pra dizer o mínimo, porque lá na hora, ao vivo e a cores, quanta coisa você pode descobrir?

Participando pessoalmente, você vai conhecer pessoas, ouvir histórias, escutar alertas e pode também conhecer o pessoal da organização do leilão e se informar cada vez mais.

Tem muita coisa envolvida em um leilão. Não é só ter o dinheiro, gostar da moto e arrematar.

Além de todos os cuidados com o arremate, tem depois a legalização da papelada, a retirada da moto do pátio e muitos outros detalhes, inclusive com prazos que, se não forem cumpridos, geram penalidades e, lógico, prejuízo.

Então, resumindo, para participar de um leilão e se sair bem, diversos fatores estão envolvidos e quanto mais você puder atender cuidadosamente cada um deles, maiores serão suas chances de sucesso.

Participe de tudo, mas participe com olhar crítico, estudando o assunto.

LEILÃO É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Um leilão pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Tanto você pode comprar uma moto para uso próprio e realizar seu sonho por um preço de oportunidade, como pode comprar para revenda.

Quando você compra para seu uso pessoal é uma coisa. Mas quando você compra para revender, você pode comprar diversas motos de uma vez e aumentar suas chances de um bom faturamento.

Mas além disso você também pode se interessar pelo comércio de peças, que é onde muita gente fatura alto mesmo. Peça usada é o que mais tem em um leilão.

Para isso basta ser Pessoa Jurídica devidamente constituída e se inscrever junto ao DETRAN daquele estado como empresa deste ramo de comércio.

Além das motos que podem receber documentação, todo leilão traz uma quantidade enorme de motos que já não podem voltar a circular, sendo a chamada sucata.

Para quem entende do assunto, esta é uma fonte quase inesgotável de oportunidades para se ganhar um bom dinheiro.

 

leilão DE MOTOS

Se quiser um pouco mais de informações sobre leilões e seus segredos, leia este artigo

COMO PARTICIPAR (COM SEGURANÇA) DE UM LEILÃO DE MOTOS PRESENCIAL OU ONLINE

Endereços dos sites do DETRAN por estado

1 – http://www.detran.ac.gov.br/

2 – http://www.detran.al.gov.br/

3 – http://www.detran.ap.gov.br/index.html

4 – DETRAN-AM

5 – http://www.detran.ba.gov.br/

6 – http://www.detran.ce.gov.br/

7 – http://www.detran.df.gov.br/

8 – http://www.detran.es.gov.br/

9 – http://www.detran.go.gov.br/

10 – http://www.detran.ma.gov.br/

11 – http://www.detran.mt.gov.br/

12 – http://www.detran.ms.gov.br/

13 – http://detran.mg.gov.br/

14 – http://www.detran.pa.gov.br/

15 – http://www.detran.pb.gov.br/

16 – http://www.detran.pr.gov.br/

17 – http://www.detran.pe.gov.br/

18 – http://www.detran.pi.gov.br/

19 – http://www.detran.rj.gov.br/

20 – http://www.detran.rn.gov.br/

21 – http://www.detran.rs.gov.br/

22 – http://www.detran.ro.gov.br/

23 – https://www.rr.getran.com.br/site/

24 – http://www.detran.sc.gov.br/

25 – http://www.detran.sp.gov.br/

26 – http://www.detran.se.gov.br/

27 – http://detran.to.gov.br/