JAQUETA PRA MOTO – SE QUISER COMPRAR UMA LEIA ANTES ESTE POST

Você não pode deixar de ter uma jaqueta resistente em seu arsenal de motoqueiro. Intempéries e dificuldades naturais de uma viagem de moto vão te fazer muito menos mal se você estiver com a jaqueta adequada.

QUER COMPRAR UMA JAQUETA PRA MOTO?

SIGA ESTE GUIA

Não importa seu estilo de pilotagem, a jaqueta é indispensável. Agora o difícil é escolher entre as inúmeras opões de design, fabricação, ventilação, opções de bolsos, modelos e preços. O que não pode é você ficar sem nenhuma.

Neste artigo vou tentar fornecer alguns esclarecimentos a respeito do assunto. Vou fazer um relato conforme a opinião de diversos especialistas.  Assim você pode começar a se preparar para escolher a jaqueta ideal para seu estilo.

Em primeiro lugar vem o material de que a jaqueta é feita, que vai determinar em grande parte o uso para o qual ela será adequada.

Jaqueta de couro

Jaqueta masculina
Jaqueta masculina

O couro é o material mais popular, o mais antigo e nunca saiu de moda até hoje. Tem a vantagem de ser muito resistente a vários tipos de ataque, como raspar no chão, ficar muito sujo, carregar tronco nas costas, deitar no barro. 🙂

É também o mais charmoso e fica cada vez mais bonito com o uso.

Ficou tão popular que diversos estilos de corte foram criados, sendo o americano e o europeu os mais usados.

Para trilhas pesadas você vai precisar de algo especial, um tipo de material que suporte asperezas, sujeira e a fúria dos elementos e nada melhor para isso do que o couro.

As jaquetas de couro mais modernas possuem “armaduras” internas nos ombros, cotovelos e costas, aumentando sua capacidade de proteção. Ao mesmo tempo possuem “sanfonas” que aumentam a mobilidade.

Para regiões muito quentes existem diversos modelos com ventilação interna. E para maior ou menor frio ou umidade existem modelos com o forro removível.

Jaqueta feminina

Jaqueta feminina
Jaqueta feminina

E não se esqueça dos modelitos femininos, lindas jaquetas especialmente desenhadas para as gatinhas que são apaixonadas por motos, assim como nós. Este seria sem dúvida alguma um delicioso presente que você poderia dar pra ela.

Para ela também já foi desenvolvida uma vasta gama de jaquetas com todos os confortos e especialidades das jaquetas masculinas

Jaqueta de tecido

Jaqueta térmica de tecido
Jaqueta térmica de tecido

As jaquetas de tecido de hoje abrangem uma gama enorme de materiais e finalidades. Já existem até alguns tipos de tecidos quase ou tão resistentes quanto o couro ao esfolamento, raspagem, fricção e outras agressões. Isto é chamado resistência à abrasão.

Aqueles “luxos” das jaquetas de couro, como revestimento removível, ventilação, inúmeros bolsos, etc, já são encontrados em diversos tipos de jaquetas de tecido. E o preço é bem em conta. Com a enorme vantagem de serem muito leves.

Além disso elas podem ser totalmente à prova d’água, aquecidas, resfriadas, fechadas ou ventiladas.

Para tempestades existem capas de plástico impermeável muito leves que você pode levar em um dos bolsos e vão ajudar a lhe proteger.

Uma tecnologia de nome gore-tex permite um total isolamento contra a água, enquanto sua pele respira normalmente, mesmo sob aquela superfície impermeável.

Se você “morre de frio” ou simplesmente quer esticar as viagens inverno adentro existem diversas jaquetas térmicas no mercado para você.  Mas elas têm prós e contras que merecem um artigo à parte.

Segurança e proteção

Jaqueta reforçada
Jaqueta reforçada

Além da proteção contra a abrasão é preciso também pensar na proteção contra impactos. As “armaduras” internas foram desenvolvidas para essa finalidade. Alguns tipos de bolsos também foram construídos para aumentar esta proteção.

Estes bolsos, além de incrementar a proteção, servem para você levar seu GPS, mapa, celular, água ou o que quer que você costume levar.

Existem ainda peças avulsas com função de armadura que ajudam a aumentar a proteção antiimpacto. São reforçadas as regiões do cotovelo, dos ombros, peito e costas, mas tudo isso depende do modelo.

Se lhe interessa este aspecto do uso de jaquetas, estude bem os modelos existentes e suas necessidades a fim de comprar a jaqueta ideal para você. Afinal, vale o velho ditado: “Melhor prevenir que remediar.”

Pense bem antes de comprar, levando em consideração todos ou pelo menos a maioria dos pontos abordados neste artigo.

Outras vantagens

Boa viagem
Boa viagem

Existem jaquetas destinadas a conforto apenas e também existem aquelas que são voltadas para a aparência. Você é quem deve escolher o que busca. Você pode optar por proteção, resistência ao clima, número de bolsos, tudo depende da finalidade que você almeja suprir.

Você sempre irá encontrar a jaqueta que deseja para a satisfação de suas necessidades durante as viagens.

Este guia não é completo nem teve nunca a pretensão de ser.
Eu quis apenas fazer uma introdução ao assunto, para ajudar a ficar bem claro para você que o gasto com uma jaqueta, na verdade é um investimento.
Você estará investindo em sua segurança e proteção e consequentemente em sua saúde.
E você vai precisar dela para desfrutar das maravilhas que só uma viagem de moto pode proporcionar.
Faça sua escolha com cuidado e aproveite!
Boa viagem.

Questão de interesse

Leilão de motos jaqueta
Leilão de motos
Caso seja negociante ou tenha interesse pessoal em leilões de motos por todo o Brasil, leias estes artigos e veja como a coisa funciona.
Muita gente “mete o pau” sem saber que em leilões podem estar escondidos excelentes negócios.
Tanto você pode encontrar boas oportunidades para o mercado de peças, quanto pode encontrar uma moto para uso pessoal. Tudo depende de encarar o leilão como um negócio ou como brincadeira.

Visite sempre o site motosdeleilao.net.br e fique por dentro das novidades do mundo das motocicletas.