Comprar Moto em Leilão Requer Cuidado- (Saiba Porquê?)

Motorizadas usadas sai por até 30% a 50% do preço de mercado, mas é preciso atenção para evitar problemas. Mas quem planeja arrematar uma moto nesses eventos deve conhecer bem os riscos da operação e tomar cuidado.

Comprar Moto em Leilão Requer Cuidado

detran do piauí
Leilão de motos

Com motos custando até 30% do valor de tabela, os leilões de motos estão cada vez mais atraentes, principalmente no momento atual, em que os pátios dos leiloeiros estão cheios de motos retomados de consumidores inadimplentes – o calote bateu o recorde de 5,9% em abril. Mas quem planeja arrematar uma moto nesses eventos deve conhecer bem os riscos da operação e tomar cuidado para não acabar com um mico na mão.

“No leilão tudo pode acontecer: você pode tanto fazer um excelente negócio como arrumar uma grande dor de cabeça. A moto pode ter muita multa ou problemas no motor que podem custar uma fortuna – mais do que uma moto nova – para serem consertados”, diz Paulo Roberto Garbossa, consultor de varejo de motorizadas.

Ayrton Fontes, economista especializado em varejo automotivo e motos, ressalta que o consumidor pode encontrar boas opções porque os pátios dos leiloeiros estão lotados, em função do aumento das motos retomados em processos de busca e apreensão promovidos pelos bancos e financeiras. “Estimamos em mais de 150 mil unidades estacionadas nesses pátios, quando a média nos anos anteriores foi de 100 mil”, diz.

Por lei, as motos são colocados à venda por leilão público aberto a qualquer pessoa. Garbossa alerta que o ideal é o interessado ir ao local com um mecânico de confiança para conferir o estado da moto. “Os leiloeiros não dão nenhuma garantia e por vezes você não pode fazer test drive nem ligar a moto. Também é importante conferir a placa para saber se tem multas e puxar o Renavam da moto para ver se não está com IPVA atrasado ou tem outras restrições”, diz. O comprador da moto leiloado não pode reclamar indenização nos Procons ou na Justiça por causa do estado da moto, mas só quando houver adulteração ou irregularidade na documentação.

Comprar moto em leilão é super arriscado e é melhor você visitar vários leilões antes de se meter a comprar para ver como é que funciona.

A verdade é que tem muito espertinho em leilão querendo pegar otário que não tem experiência. Considerando que você não tem experiência você está mais na segunda classificação.

Você tem que se lembrar que o leiloeiro ganha uma comissão sobre o valor do arremate. Quanto maior o arremate, maior a comissão do leiloeiro. Por isso, é comum o leiloeiro espalhar caras que dão lances fajutos para aumentar o valor do bem. Você pode acabar pagando um valor maior à toa.

Além disso, é preciso verificar se você pode examinar o bem antes de dar o lance. As vezes não há tempo para examinar o bem e vc compra no escuro. Pode levar uma moto novinha ou uma tralha imprestável.

Portanto, quer comprar em leilão ? Vá uma ou duas vezes SEM DINHEIRO para evitar a tentação. Observe e aprenda. Depois de pegar a manha volte lá e compre uma moto.

1 thought on “Comprar Moto em Leilão Requer Cuidado- (Saiba Porquê?)”

Comments are closed.